Na tarde da última quinta-feira, 27, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), no decurso da Operação Falcão I/2025. A atividade de treinamento operacional, sob a Coordenação Geral do Diretor do Centro, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, compunha o calendário de lançamento do CLA para o ano corrente, e cuja principal finalidade, além da aferição da funcionalidade da infraestrutura operacional, como os meios de comunicação, transmissão e recebimento de dados, rastreio e segurança; foi a oportunidade de desenvolver e aprimorar a expertise dos operadores da Janela Brasileira Para o Espaço.
Autoridades civis e militares, como o Comandante Militar do Norte, General de Exército Ricardo Vendramin Nunes; o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; o Procurador Federal do Ministério Público Militar, Alexandre Reis de Carvalho; a Coordenadora da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira no Maranhão (URMA), Danielle Andrade, que na ocasião representou o Presidente da autarquia federal, Marco Antonio Chamon; o engenheiro aeroespacial e Representante Técnico da Innospace do Brasil, Arthur Durigan Bahdur, dentre outros convidados prestigiaram o lançamento número 501 realizado pelo CLA desde o início suas atividades, há 42 anos.
EM SINTONIA: AEB, CLA E RÁDIO UNIVERSIDADE DA UFMA
Nesta edição, a Operação Falcão contou, ainda, com a cobertura jornalística da Universidade FM, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A publicitária Kariny Santiago e o estudante de Rádio e TV Theophilo Pereira, sob coordenação da Professora Dra. Josie Bastos, numa iniciativa da AEB, realizaram um importante trabalho de divulgação das atividades do CLA, uma vez que a rádio, que opera na frequência 106.9 Mhz, tem alcançado cerca de33 municípios, inclusive Alcântara, e possui uma expressiva e fiel audiência durante suas programações.
“Acompanhar a operação de lançamento do CLA foi uma experiência incrível e enriquecedora. Foi inspirador ver de perto a seriedade com que cada etapa é conduzida para garantir o sucesso das missões aeroespaciais no Brasil. Parcerias como essa, por meio da Rádio Universidade FM, são essenciais para divulgar esse trabalho, levando ciência e tecnologia ao público, professores, pesquisadores e alunos. É uma forma de aproximar a sociedade dos avanços que impulsionam o nosso país.”, pontuou a publicitária da UFMA.
Sob a ótica de Danielle Andrade, “a cobertura realizada pela Universidade FM foi de grande importância, tanto para a AEB, quanto para o CLA, dado à relevância regional que a rádio possui com sua programação. A Universidade FM tem contribuído para que as populações de Alcântara e entorno conheçam o trabalho do CLA, bem como os benefícios gerados pelo Centro para a sociedade. Isso permite mitigar a desinformação e promover mais entendimento sobre a atividade espacial na Região, incentivando estudantes, pesquisadores e entusiastas na área da ciência e tecnologia aeroespacial ”, destacou a Coordenadora da URMA.
PREPARAR, LANÇAR E RASTREAR
Já nos dias que antecederam o início dos trabalhos, uma equipe do CLA foi destacada para divulgar no Centro da Cidade de Alcântara, Agrovilas e comunidades pesqueiras do entorno o “Aviso aos Navegantes”, uma síntese extraída dos documentos da Operação e que esclarece sobre a breve delimitação de acesso à faixa de mar demarcada como área de segurança e impacto, ao passo que eram realizados os esclarecimentos à população, com a apresentação e entrega imagens reais de satélites que lhes garantissem a correta identificação da área, além de fotos do FTB e operadores, com vistas a que tivessem uma ideia das dimensões do engenho e dos trabalhos realizados pelo CLA.
Chegada a hora do lançamento, as empresas parceiras que atuam na área aeroespacial puderam atestar mais uma vez a eficiência e desenvolvimento do Centro. “Acompanhar esta operação é uma oportunidade de interagir com os meios e operadores envolvidos, de fortalecendo laços institucionais e, à medida que nos são apresentados as novas tecnologias implementadas, de levar à Innospace as atualizações desses sistemas e procedimentos, atualizando nosso banco de dados para viabilizar essa difícil atividade de lançar foguetes”, destacou o representante da empresa sul-coreana, Arthur Bahdur.
Para o Analista em Ciência e Tecnologia e Coordenador de Lançamento, engenheiro Jerônimo Donizeti Mendes, que integra o efetivo do CLA, “este lançamento não é apenas um sucesso técnico; é um testemunho do que podemos alcançar quando nos unimos por uma causa comum. Cada Coordenadoria deu um exemplo brilhante de dedicação, paixão e excelência. Nós não apenas lançamos um foguete ao espaço, nós lançamos sonhos, esperanças e o futuro.”
LANÇAMOS COMO TREINAMOS!
Com um tempo decorrido entre o lançamento e a finalização do rastreio de aproximadamente 3 minutos, o FTB garantiu o sucesso da Operação Falcão I após ascender sobre a Baía de São Marcos, a partir do solo alcantarense. “A Operação Falcão I visa adestrar todos os nossos meios operacionais para os lançamentos de foguetes de maior porte, pois lançamos um Foguete de Treinamento Básico (FTB), que chega à altura ou apogeu de 30 Km e impacta no mar em 12 Km de distância, dentro de uma área já controlada e calculada para a queda desse veículo em segurança; dessa forma conseguimos adestrar todos os meios operacionais visando às operações futuras.”, concluiu o Diretor do CLA, ao discorrer sobre as características do foguete e êxito da operação.
ACS/CLA, Por sargento Joelson
Fotos/Imagens: Soldado T. Serejo / Paulo Henrique / João Santos
Kariny Santiago (Rádio Universidade UFMA)
Redes Sociais