Denomina-se operação ao conjunto das atividades planejadas, que objetiva o treinamento dos meios operacionais ou o lançamento de veículos espaciais e de rastreio de suas cargas úteis em um centro de lançamento, tendo em vista a realização de um experimento científico ou tecnológico no espaço ou a colocação de um satélite em órbita. As operações de lançamento costumam receber o nome de localidades brasileiras ou mesmo, eventualmente, nomes significativos para as circunstâncias em que elas se encontrem, num dado momento.
Em linhas gerais, uma operação de lançamento inicia-se pelos trabalhos de transporte de diversos módulos, estágios e sistemas do veículo, e da carga útil a ser embarcada, dos meios de solo auxiliares e do pessoal especializado para o centro de lançamento.
As fases mais delicadas de uma operação referem-se às atividades de integração, montagem e testes do veículo e de seus sistemas, de sua carga útil ou satélite, dos meios de solo auxiliares e de todas as interfaces com os centros de lançamento. Após todas as verificações e testes finais, são realizados treinamentos para o lançamento simulado e a contagem regressiva real de lançamento do veículo.
Cumpridas as demais etapas de pós-vôo do veículo e monitoramento de sua carga útil ou satélite, as equipes e o próprio centro de lançamento preparam-se para a desmontagem dos meios de solo empregados, embalagem e transporte de equipamentos e materiais resultantes da operação, e o regresso do pessoal engajado na missão.
Redes Sociais