Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > DIA DA FAMÍLIA: CLA recebe familiares do efetivo em dia festivo.
Início do conteúdo da página

DIA DA FAMÍLIA: Janela Brasileira Para o Espaço recebe ilustres visitantes.Na manhã de sábado (17), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) celebrou o Dia da Família, um importante evento no qual familiares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK) tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, a infraestrutura e as atividades desenvolvidas pelo CLA. Os convidados foram recepcionados pelo Comandante da GUARNAE-AK  e Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, com um caprichado café da manhã, seguido de um tour pelas dependências da Organização. O evento contou ainda com uma série de palestras institucionais, visitas à maquete da área patrimonial, ao Centro de Controle do Centro Técnico (CT) e à imponente Torre Móvel de Integração (TMI), estrutura de lançamentos operacionais mais famosa da Organização.

Durante as apresentações, os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história do Programa Espacial Brasileiro, o advento do CLA como solução para a crescente demanda que se desenvolvia em torno da atividade aeroespacial, na busca pela autonomia nacional nesse ramo de atividade, com a implementação da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB), que já na década de 70 concebia uma tríplice visão: "colocar em órbita um satélite nacional, transportado por um foguete nacional e lançado de um centro de lançamento nacional. Nascia ali o maior e mais promissor cento de lançamento do Brasil: o CLA.

Conhecendo as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara

Uma das cenas mais rememoradas do repertório cinematográfico que envolve a temática espacial é o frenesi muito comum dos centros operacionais de controle dessas atividades. Os visitante do CLA tiveram, pois, no Dia da Família, uma oportunidade ímpar de conhecer este local de intensa atividade, que é o Centro de Controle do Centro Técnico, um conglomerado de posições operacionais estratégicas que, em perfeita harmonia, cada ator em sua especialidade de atuação, e sob o olhar atento da figura central do Coordenador de Lançamento (COL), propiciam a realização segura e eficiente do preparo, do lançamento e do rastreio dos engenhos lançados ao espaço, garantindo assim o cumprimento da missão institucional do Centro de Alcântara.

 

"A gente nem imagina que há toda essa tecnologia e equipamentos que geralmente só vemos em filmes sobre naves espaciais, com todos essas estações de trabalho atuando de forma coordenada, nos mostrando a importância de cada especialista, e do comprometimento que todos aqui precisam ter. Só nos enchem de orgulho e de alegria, pois é inegável o grau de entrega que todos demonstraram ter aqui por tudo que nos foi explicado.", ressaltou Maria de Lourdes Silva, maranhense de 60 anos de idade, e que visitava o Centro pela primeira vez.


 

Torre Móvel de Integração (TMI) 

Mas uma visita ao CLA nunca é propriamente uma visita se não tiver a experiência de conhecer de perto uma estrutura metálica de 33 metros de altura, 12 de comprimento e 10 de largura, e com um peso de cerca de 380 toneladas, que é a Torre Móvel de Integração ou simplesmente TMI, onde os estágios de um foguete chegam separadamente e são reunidos ou montados diretamente na plataforma de lançamento. A TMI está localizada no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), o que se pode chamar de complexo operacional propriamente dito do Centro, onde tudo que foi planejado e delineado passa para a fase prática e definitiva de execução. "É uma emoção muito grande poder conhecer e tocar nessa torre, pois, como alcantarense, sempre ouvimos falar dela, mas assim tão perto eu nunca tinha visto. É uma experiência que eu vou levar para a vida toda.", declarou Raimunda Pereira, que sempre residiu em Alcântara, mas que pela primeira vez pôde vivenciar o dia a dia do CLA e de suas operações.

"O CLA, dentre suas diversas atribuições institucionalmente constituídas, está a responsabilidade social. Neste sentido, é nosso dever integrar a sociedade na qual estamos inseridos ao contexto operacional que aqui desenvolvemos, para que não apenas nosso efetivo, mas também nossos familiares possam conhecer aquilo que realizamos aqui e a razão de ser do nosso Centro, sem mencionar o fato de que, parcela significativa dos nossos recursos humanos é composta por jovens alcantarenses que aqui têm sua oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Eles também fazem acontecer aqui!", ressaltou o Coronel Clóvis, Diretor do CLA.

 

CLA/ACS, por Sgt Joelson

Fotos: Sd T. Serejo / Sd João Santos.

Fim do conteúdo da página